Todos permaneceremos on-line para poder viver. Esqueça a internet como entretenimento que rouba grande parte do nosso tempo. Ela estará o tempo todo e em todos os lugares, não sendo mais restrita a tablets, celulares e laptops.
Daqui a pouco tempo, farão parte de nossas vida dispositivos inteligentes, como relógios que verificam notícias de trânsito e nos acordam mais cedo quando houver engarrafamento, roupas que avaliam nossa saúde e enviam relatórios ao médico e casas que analisam o consumo de agua, luz e gás, preparando relatórios diários e comparativos com os gastos dos vizinhos. Uma conexão total!
De fato, a inteligência artificial saltou das telas do cinema fictício para o nosso cotidiano. Não são apenas as relações que mudaram com a inclusão digital, mas a vida como um todo, no nível de trabalho, dos negócios, dos hábitos, dos estudos e, sobretudo, do acesso ao conhecimento. Os computadores possibilitaram uma agilidade sem precedentes aos processos de produção em todo os setores. Desde a fabricação de automóveis até a manipulação de alimentos, a produção tem sido otimizada e acelerada. As empresas produzem muito mais em muito menos tempo. Os bancos gerenciam as contas e prestam serviços com muito mais eficácia e rapidez graças a conexão direta com os clientes. As empresas incorporaram uma elevada despesa com os computadores, mas estão produzindo bem mais e vendendo mais rápido do que nunca.
Talvez uma das maiores vantagens dos computadores e da internet seja a disponibilização e o acesso à informação no contexto de escolas, universidades e centros de pesquisa. Exemplo disso, temos a nossa disposição a literatura universal e as pesquisas mais recentes podem ser acessadas e lidas de qualquer parte do mundo, nas mais diversas línguas, graças aos sistemas de buscas e tradução.
A internet e as redes sociais também estão conectando pessoas das mais diversas culturas. Isso provoca emancipação, inclusão, conscientização e pode abrir portas para a revoluções e mudanças sociopolíticas de grandes proporções.
As relações sociais já não são mais as mesmas. As fronteiras territoriais e culturais praticamente desaparecem. Pessoas se conhecem, se relacionam e se casam sem barreiras geográficas. Encontrar parentes e amigos de quem nos distanciamos com o passar do tempo te sido uma das grandes surpresas da redes.
No entanto, nem tudo é para ser celebrado na era digital. Nossa relação com os computadores e com a internet também tem nos exposto a perigos e riscos inéditos na história, desde a banalização do amor e do sexo até a destruição da privacidade das pessoas e de organizações.
Lud Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário