quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Jogo de Buraco na Internet

O PASSATEMPO DO MOMENTO NA INTERNET - "BURACO"

O fenômeno online chama-se Buraco. O Buraco é um jogo de cartas de origem não muito antiga, sua origem remonta aos anos quarenta na América do Sul como variante da Canastra.
As razões que tornaram possível que um jogo como o Buraco, tenha-se difundido de tal maneira, assim em tão pouco tempo, se resumem em duas categorias principais: a estrutura do jogo em si e a transformação da comunicação de massa.
Antes de tudo, devemos considerar que o Buraco, como jogo de cartas, se dirige a uma faixa de praticantes muito ampla, que cobre desde aqueles que o jogam como passatempo até àqueles que jogam em clubes e associações. Diferentemente dos outros jogos, o Buraco pode ser jogado tanto individualmente (1 vs 1), quanto em dupla (2 vs 2), onde atinge sua plenitude. Do jogo Tranca, o Buraco preserva uma certa imediatez de regras, o que permite uma fácil difusão, porém possui diferenças substanciais que prolongam sua longevidade e variabilidade. Fundamental no Buraco é o uso do descartes, através do qual se pode verdadeiramente entender o jogo do adversário e entrecortá-lo. Além disso o sistema de cálculo dos pontos no Buraco permite um jogo estratégico de níveis diversos que desperta o interesse dos jogadores mais racionais e profissionais.
A possibilidade de estratégias em níveis variados é indicador da elevada jogabilidade do Buraco mas não pode ser a única discriminante da nossa análise. Deve-se considerar a lacuna que este jogo ocupou no panorama dos jogos de cartas populares: na verdade podemos lembrar que antes da chegada do Buraco, na Itália jogava-se popularmente, a Escala 40, a Canastra, o “Macchiavelli” e algumas poucas variantes do mesmo tema. Porém, enquanto no primeiro existe uma estrutura de jogo muito limitada que reduz a jogabilidade, os outros dois possuem mecânica de jogo muito complicadas e dirigem-se a um público restrito.
Temos então destacado, na estrutura e no posicionamento hipotético do mercado de jogos, as características que fizeram do Buraco um produto vencedor em relação aos demais jogos de cartas. A isto devemos acrescentar um outro fator citado no segundo parágrafo, ou seja, a transformação da comunicação de massa ocorrida graças ao aumento decisivo do uso da Internet. Na verdade, se compararmos os dados da difusão do Buraco com os dados do número de pessoas que utilizam a Internet, nos últimos 5 anos, perceberemos sem surpresa, que os mesmos são similares.
A proliferação de “blogs” e das redes sociais (Myspace, Facebook, Orkut) verdadeiramente multiplicou desmedidamente as possibilidades de informação, inclusive aquelas lúdicas. Além disso, nos últimos anos o fenômeno do “Poker” online influiu enormemente em nossa relação com o jogo.
Na onda dos programas de televisão dedicados ao Poker esportivo e a outros jogos de cartas, muitas pessoas tem procurado praticá-lo online, fenômeno de escala tão ampla que inspirou o governo italiano a regulamentar sua utilização a partir de Janeiro de 2008. Eis então que, em um “efeito dominó”, nos deparamos hoje com a movimentação de enormes verbas publicitárias para o patrocínio do Poker Hold’em online, e como reflexo, muitas iniciativas de um processo normal de criação de programas que buscam novas realidades digitais, primeiramente entre todos, o Buraco online.
Podemos portanto afirmar que o Buraco online, associado à facilidade de socialização na Internet, encontrou sua medida ideal, menos elitista que um clube fechado, mas muito mais ampla que os simples muros domésticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário