Talvez seja o câncer o grau mal do século. Aquela doença tão triste e sofrida que não afeta apenas ao paciente, mas todos que estão em volta, causando muita dor e uma quase total falta de perspectiva.
Nos tempos atuais é difícil até encontrar alguém que não tenha ao menos uma pessoa 'conhecida' não tenha sido afetada por essa mal. Mas, quando conhecemos um amigo ou familiar que tenha câncer, como agimos? Será que somos solidários e procuramos animá-lo, já que muitos casos de câncer têm cura, ou ficamos com cara de enterro e não lhe passamos a menor chance de esperança num tratamento e posterior cura?
O melhor nessas horas é promover a motivação da pessoa, e mostrar a ela que a luta não está perdida, que é possível alcançar a vitoria. Porém, caso não saiba como dizer isso tudo, encontre as melhores palavras através de bonitas mensagens, onde encorajamos o doente a não desistir da luta pela cura e anima-lo, porque Deus não nos abandona!
O problema do doente não está propriamente no desgaste que a doença pode trazer, até por não se ter o que fazer, mas o pior de tudo está na grande doença, aquela que na qual se sente que não vale mais a pena fazer alguma coisa.
As pessoas não estão doentes apenas da doença, mas ainda daquela velha persistência de palavras vazias e sem sentimentos. Muitos de nós somos pessoas que conseguimos ver coisas boas através de olhares e ruins por meio de sorrisos, tudo depende da intensidade com que se olha a vida. Somos inexperientes quando temos de enfrentar as dores, os males e as tristezas, por mais que já tenhamos passado por muitas delas, já que cada uma é uma, todas sempre diferentes.
A amizade durante o período de doença é uma coisa de grande importância, já que a mesma é um lindo laço que construímos, sem que haja a amizade os dias são mais tristes e nos tornamos mais e mais doentes. Sem há amizade não há com quem se falar do sofrimento e da tristeza e ainda com quem dividir a alegria do tratamento que está dando certo. Ter amigos verdadeiros por perto ou um parente, de preferência de primeiro grau é um grande presente de Deus! Digo isso para minha esposa, não se afaste jamais, de todo o apoio possível e o impossível. Teu familiar tem que contar contigo e comigo sempre que precisar.
Por que ninguém ainda conseguiu encontrar a cura do câncer? Isso ninguém saberá responder, mas podemos dizer que essa doença, apesar de ruim também traz consigo coisas boas, como a união, a paz e a vontade de viver. Numa família onde alguém passa por isso, a união é inevitável, todos querem a melhora do doente e com isso, todos se tornam pessoas melhores. A vontade de viver se torna redobrada, e a pessoa doente passa a encontrar nas pequenas coisas uma beleza que não via anteriormente, em razão da correria do dia a dia ou até mesmo por causa do pessimismo exagerado. O importante é tirar da doença seu lado bom, buscar somente os pensamentos e as atitudes positivas rumo à cura.
Na Bíblia há um versículo que diz: Tudo que tenho medo vem atingir-me. O medo que as pessoas sentem em ficar doentes acaba por levar à pessoa para a doença que a mesma mais tem medo. Com isso, ela acaba se cercando de todos os meios para não ficar doente e deixa de viver, de pensar nas coisas boas e alegres. Acontece que o que há de ser será! Ainda que a doença apareça, pensar nela antes, durante e depois é um fato desnecessário, o melhor que se pode fazer é focar na cura, no bem estar de corpo e de alma. E se cercar sim, mas de cuidados com a alimentação, com as noites de sono, não descuidar dos exercícios físicos regulares, mas acima de tudo estar bem consigo mesmo, sem neuras, sem estresse desnecessário, sem buscar antecipar um mal que pode nem vir.
Foque na felicidade, busque fazer o que ama e o que lhe faz feliz. Procure o abrigo dos amigos, da família, dos filhos, dos livros que ainda não foram lidos, dos lugares que ainda não visitou, das musicas que ainda não teve a oportunidade de ouvir e dos filmes que ainda não viu. Trace a meta da felicidade e corra atrás dela, ela sim vale a pena! A relação direta que se possa ter com um paciente de câncer, faz-nos caminhar por terras desconhecidas, e nos jogarmos em uma viagem onde há somente incertezas e indecisões e onde a única bagagem que carregamos é a esperança. Mas não há porque deixar de trilhar esses caminhos, pois sempre nos levarão a uma compreensão maior do outro e de nós mesmos.
Imagino que, quando se está doente é possível sentir um vazio interior e nessas horas, o mesmo só pode preenchido por muito amor, o amor de Deus. Somente ele é capaz de completar o ser humano e trazer a ele mais e mais esperança de que uma grande benção está por vir. Basta crer e esperar na graça de Deus. Também tenho muita fé, porque sabemos que Deus nunca nos abandona. Muitas das pessoas que vivem em sociedade precisam estar mais atentas e solidárias umas as outras, preocupadas com o que estão passando, e assim buscarem um bem estar geral. Isso deve ser aprendido e colocado em prática nas mais diversas situações, tanto com os amigos, parentes, quanto no trabalho. Quantas vezes sabemos que pessoas ligadas a nós estão doentes e ainda não assim não procuramos dar a elas uma palavra de animo, mostrar o quanto elas são importantes para nós. Às vezes, uma simples palavra de afeto ou um abraço podem fazer muita mais pela pessoa doente do que vários medicamentos. O amor tem um poder curativo, capaz de curar corpo e alma.